Um HD, do inglês Hard Disk Drive ou em português Disco Rígido, é o componente de um computador no qual são armazenados (de forma magnética) todos os programas, arquivos e dados do usuário. O disco rígido é uma memória do tipo não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

hd_tamanhos

Diferença entre um HD para notebook (esquerda) e desktop (direita)

Todo o processo de gravação e leitura dos dados de um disco rígido é feito com a utilização de cabeças de leitura eletromagnéticas, presas a um braço móvel (indicado na figura abaixo – braço do atuador) que permite o acesso a toda a superfície do disco rígido. Para que sejam feitas a leitura e gravação no(s) disco(s) magnético(s), através de suas trilhas e setores, é preciso o deslocamento da cabeça eletromagnética (indicado na figura abaixo – cabeça de leitura/gravação). É por este motivo que existe o “braço”, pois é ele quem promove o deslocamento da cabeça de leitura e gravação até o ponto necessário.

hd_interno

Para coordenar o movimento das cabeças de leitura, os HDs contam com um dispositivo especial chamado atuador (em inglês actuator). O  atuador coordena o deslocamento do braço e, consequentemente, da cabeça de leitura/gravação.

braco_atuador

A movimentação do braço do disco rígido é feita através de dois poderosos ímãs de neodímio, localizados em cada um de seus lados. A passagem de correntes elétricas de diferentes intensidades faz com que a potência de cada ímã seja alterada, o que ocasiona a movimentação dos braços em conjunto com as cabeças de leitura.

Imã de neodímio dentro de um HD

Ímã de neodímio fica localizado na região indicada, denominada atuador (actuator)

Imã de neodímio dentro de um HD

Ímã de neodímio no formato de segmento

Imã de neodímio dentro de um HD

Par de ímãs que formam o campo magnético

polaridade_hd

Polarização de um ímã de neodímio encontrado em um HD

A gravação e a leitura dos dados são feitas através de minúsculos eletroímãs presentes nas cabeças de leitura do disco rígido. Compostos de uma bobina de fios que envolvem um núcleo de ferro, esses ímãs são extremamente precisos, o que permite a gravação de trilhas medindo centésimos de milímetros.

Para os curiosos deixamos a sugestão do vídeo abaixo com a desmontagem de um HD e a retirada do par de ímãs de neodímio.

Importante lembrar que a desmontagem de um HD só deverá ser feita em equipamentos que não irão ser utilizados novamente, ou seja, discos rígidos com defeito/inutilizados. Lembrando também que o manuseio das ferramentas deve ser feito por uma pessoa capacitada e tomando todos os devidos cuidados.

A desmontagem pode varirar de modelo para modelo ou mesmo entre marcas de HDs diferentes, mas para a maior parte dos equipamentos será necessário uma chave Torx (estrelada) de ponteira tamanho T8 ou T9. Esse tipo de chave é diferente da Phillips e pode ser encontrado em diversos kits de chaves com múltiplas ponteiras, conforme exemplo abaixo.

ponteiras_torx

Kit de chave com ponteiras/bits alternáveis

Recomendamos a leitura dos seguintes artigos para quem quiser conheçer mais a fundo o funcionamento de um HD.

Como funciona um disco rígido?

http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/3469-como-funciona-um-disco-rigido-.htm

Como é um HD (Disco Rígido) por dentro? E como funciona ?

http://www.clubedainformatica.com.br/site/2008/06/17/como-e-um-hd-disco-rigido-por-dentro-e-como-funciona/

neodimio_arco_segmento

Ímã de neodímio arco ou neodímio segmento

A Neodimio.com trabalha com diversos tamanhos de ímãs de neodímio no formato de arco / segmento (formato do ímã encontrado dentro de HDs). Caso tenha interesse entre em contato através do vendas@neodimio.com ou na seção pedidos.

Para participar com comentários e outras sugestões utilizem a opção abaixo “Deixar uma mensagem…”